O EduPARK – Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências” é um projeto de investigação e desenvolvimento do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro, com parceria da Câmara Municipal de Aveiro (CMA). A equipa envolveu membros de três Departamentos: de Educação e Psicologia, de Biologia, e de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro.
O projeto criou uma app para dispositivos móveis que combina o uso de Realidade Aumentada com jogos desafiantes, com o objetivo de facilitar a aprendizagem interdisciplinar em ambientes externos à sala de aula. O seu laboratório educativo é o Parque Infante D. Pedro, um espaço ajardinado, de grande valor estético, biológico, paisagístico e histórico que se encontra integrado no Parque da Cidade de Aveiro.
A CMA reconheceu valor no projeto, a nível educativo e turístico, tendo dado autorização e apoio na instalação do placard informativo do projeto e das 32 placas de identificação de plantas no parque, com marcadores de Realidade Aumentada. Desta forma, o projeto passou a estar visível e a app ficou disponível para a comunidade usar de forma autónoma. Adicionalmente, a CMA tem estado presente noutros eventos importantes do projeto, como nos lançamentos dos livros do projeto (ver notícias) e no lançamento da própria app EduPARK (aqui).
Em 2018, o EduPARK foi o vencedor do prestigiado prémio do European Consortium of Innovative Universities (ECIU) – Team Award for Innovation in Teaching and Learning (ver notícia aqui). Este prémio é uma iniciativa dos membros do consórcio ECIU que partilham um compromisso com a prática educacional de alta qualidade e desejam premiar e dar visibilidade a equipas interdisciplinares com práticas exemplares que demonstram a inovação e que procuram a excelência pedagógica.
O EduPARK pode ser explorado pela comunidade aveirense, assim como por turistas, de forma autónoma, enquanto se dá um belo passeio pelo Parque. Como o EduPARK faz agora parte do serviço educativo da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, é possível marcar visitas guiadas, com escolas, em contexto de aulas ou de férias. A diversão e a aprendizagem estão garantidas.
A mascote EduPARK em pelúcia, a EduMonkey, encontra-se à venda ao público na Loja do Museu da Cidade de Aveiro desde dezembro.
O projeto foi financiado com 198 mil euros por Fundos FEDER através do COMPETE 2020 e pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542.
Saiba mais em: http://edupark.web.ua.pt/