Fazer a economia circular também passa pelas cozinhas dos nossos hotéis, restaurantes, cafés e cantinas. Aqui os resíduos alimentares, também chamados de resíduos orgânicos ou biorresíduos, são produzidos em grande quantidade. Restos de legumes, cascas de fruta, sobras de carne, peixe e ovos, borras de café ou mesmo saquetas de chá, se forem separados logo na cozinha, em vez de misturados e contaminados com outros resíduos, podem tornar-se num produto de grande valor para a agricultura. Em Aveiro, a economia circular dos biorresíduos nos hotéis, restaurantes, cafés e cantinas já é uma realidade!
Juntos somos Aveiro Sem SOBRAS.
Juntos somos Menos Resíduos, Mais Terra, Mais Ria e Melhor Futuro!
Sobre o projeto
O projeto de recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos resíduos alimentares serem separados e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
A sua recolha em contentores próprios e a sua valorização nas centrais de tratamento de resíduos vão permitir produzir um composto de alta qualidade, um fertilizante natural capaz de enriquecer os nossos solos. Solos de onde virão depois muitos dos produtos que vão voltar às nossas cozinhas!
A recolha abrangerá estabelecimentos de restauração, hotelaria, estabelecimentos de ensino, IPSS, etc, que produzam menos de 1100 litros de resíduos urbanos por dia, localizados nas seguintes freguesias: Glória e Vera Cruz, Esgueira, Aradas, São Bernardo, Cacia, Santa Joana, Oliveirinha, Eixo e Eirol; Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz.
Pedidos de informação podem ser endereçados para ambiente@cm-aveiro.pt
Objetivos, atividades e resultados esperados
Este projeto consiste na implementação de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos de resíduos alimentares, no setor não doméstico, nomeadamente, no canal HORECA, cantinas e mercados municipais, em nove das dez Freguesias do Município de Aveiro, sendo apenas excluída pelas regras nacionais a Freguesia de São Jacinto, onde é aconselhada a compostagem dos biorresíduos na origem. Neste âmbito, estão previstas as seguintes ações: aquisição de 420 contentores de 120 litros de capacidade para a deposição de biorresíduos, implementação de um sistema PAYT na viatura de recolha seletiva de biorresíduos e nos contentores, aquisição de uma viatura de recolha de biorresíduos movida a gás natural comprimido (com menos emissões de CO2).
Financiamento
Designação do projeto |BioAveiro - Recolha seletiva PaP de Biorresíduos
Código do projeto | POSEUR-03-1911-FC-000341
Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção |Centro
Entidade beneficiária |Município de Aveiro
Data de aprovação | 31-05-2021
Data de início | 01-06-2021
Data de conclusão | 31-12-2023
Custo total elegível |261.555,56 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | Fundo Coesão 196.166,67 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional |65.388,89 EUR