O Município de Aveiro foi considerado elegível no programa CLDS 4G (territórios elegíveis constantes do Anexo II da Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2018, publicada no DR 1.ª série n.º 7 a 10 de janeiro de 2018), tendo em conta que parte do território, foi atingido pelos incêndios (outubro de 2017), nomeadamente as freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, Oliveirinha, Eixo e Eirol.
De acordo com o Despacho n.º 176-C/2019, de 4 de janeiro, a seleção do território de intervenção, foi centrada em indicadores de fragilidade social que incorporam, entre outros, os níveis de desemprego, da pobreza – particularmente a infantil, de envelhecimento das populações residentes, e pelo facto de terem sido palco de calamidades.
O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (CSPNSF), é a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP), sendo a única entidade beneficiária, e deu início no dia 1 de junho de 2020, ao Contrato Local de Desenvolvimento Social da 4.ª Geração no concelho de Aveiro – CLDS 4G Aveiro. O projeto tem a duração de 36 meses, estando o seu términus previsto a 31.05.2023.
O projeto CLDS 4G Aveiro:
- É um instrumento de intervenção social integrada e de proximidade, de promoção da auto organização dos habitantes do território reduzindo o isolamento e a exclusão social.
- Atua na intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, e no auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, na capacitação e desenvolvimento comunitário mobilizando para o efeito, a ação conjunta de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.
- Encontra-se a desenvolver 7 ações obrigatórias no Eixo 4 - Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários e 3 ações facultativas no Eixo 2 - Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil.
Mais informações https://clds4g.cspnsfatima.pt/