O CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental constitui-se como um instrumento de conhecimento e interpretação dos valores do Município e da Ria de Aveiro. O seu edifício-sede é um espaço contemporâneo que visa promover a educação ambiental, o acompanhamento de valores e indicadores ecológicos, estimular a descoberta dos valores culturais ancorados nos ambientais, incentivar a fruição da notável laguna da Ria de Aveiro pelos visitantes.
O CMIA engloba, para além do seu edifício sede, o Cais da Ribeira de Esgueira, os parques ribeirinhos do Carregal e Requeixo e os Percursos da Natureza, constituindo-se como espaço amplo de fruição da natureza.
Cais da Ribeira de Esgueira
Com zona ajardinada, um cais e um percurso ciclo-pedonal, este espaço de lazer permite praticar pesca desportiva e usufruir de uma paisagem maravilhosa.
Parque do Carregal
Constituído por um posto de observação da avifauna, um parque infantil e espaços desportivos, esta zona de lazer permite usufruir de uma paisagem única: a Pateira.
Parque de Requeixo
Tendo como cenário a Pateira, este parque possui um posto de observação da avifauna, zona de lazer e uma pista de pesca desportiva.
Percursos da Natureza
Estes são constituídos pelo Forno Romano de Eixo, Parque da Balsa de Eixo e Pateira de Taboeira. Os percursos ciclo-pedonais permitem o contacto com o ecossistema e preservação ambiental.